quarta-feira, 25 de julho de 2007

“Permanecer firmes na fé”

Rio Negro - Amazonas

“Permanecer firmes na fé”

“fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé;... E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendou ao Senhor em quem haviam crido” (At. 14. 22,23)

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?”. Que reconfortante palavra de Paulo, nos leva a pensar na Soberania e no total Controle exercido pelo Filho de Deus. Nada escapa aos seus olhos, tudo vê e percebe, mesmo que sintamos ou pensarmos que as coisas estão sem rumo.
Nada pode deter a igreja do Senhor Jesus, quando esta está firmada na Rocha viva. Haverá sim, momentos de tribulação, angustia, perseguição, perigo e até mesmo situações de fome e nudez. Mas a pergunta de Paulo é também uma categórica negativa. “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. As palavras de Paulo não estavam destinadas a indivíduos em particular, ele estava falando a igreja do Senhor Jesus, que na ocasião, como nós hoje, passavam por momentos de intranqüilidade. Mas, apegaram-se nas promessas do Senhor Jesus e “permaneceram firmes na fé”. De posse das palavras de Paulo, faço uma outra pergunta: Quem nos separará da igreja do Senhor? Haverá razão interna ou externa para diminuir a chama do amor pela a igreja de Cristo? Haverá razão para nos desapegar da Igreja local do Senhor Jesus? É nestas e em outras ocasiões, que se manifesta o quanto estamos compromissados com a igreja do Senhor. É também em ocasiões como esta, em que a Igreja se une e se põem a orar e jejuar, demonstrando através desta pratica, assim com a igreja de Roma, que confia e espera que o Dono da Igreja no tampo por Ele determinado nos dê a vitória sobre tudo que nos entristece e inquieta.
Permaneçamos firmes na fé, com jejum e oração, intercedendo primeiramente por si, e apegando-se nas palavras do Senhor; desprendendo-se de tudo que impede que nos tornemos atuante na Igreja de Jesus Cristo; intercedendo também, por todos os que foram revertidos de autoridade na igreja, e, por cada crente indistintamente, com o fim de nos tornamos um, assim como nos foi proposto na oração sacerdotal do Senhor: “Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que eles sejam um, assim como nós” (Jo. 17.11).

Valmir Alves

Nenhum comentário: