quarta-feira, 25 de julho de 2007

E o meu galardão?



E o meu galardão?

“Por que ninguém pode lança outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento (Jesus Cristo) é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,...e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento (Jesus Cristo) edificou, esse receberá galardão;” (1Co. 3.11-12; 13b-14)

As igrejas locais de Cristo estão repletas de crentes talentosos, dotados de dons naturais e espirituais “com vista ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo”. Por outro lado, para tristeza nossa, devemos reconhecer que somos eventualmente imediatista em obter o reconhecimento. Servimos ao Senhor e queremos receber de imediato uma tapinha na costa e um afago no ego. Muito embora, não seja errado que reconheçamos e honremos os homens e mulheres que com abnegação sacrificam horas e dias de suas vidas em prol da expansão do evangelho na igreja local “Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse; visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte...” (Fp. 2.24-30. Ler) Ah saudoso Epafrodito!

O apostolo dos gentios, adverte a igreja de Corinto a respeito da legitimidade (validade) dos serviços prestados para o beneficio da igreja. O que realizamos na, com, e pela igreja, está no fundamento de Deus? (Jesus Cristo). Do ensino de Paulo, podemos extrair uma outra verdade pratica, em que, devemos esta na igreja trabalhando no, com, e pelo Cristo. Para que em tudo, o nome do Rei dos Reis sobrepuje (apareça) em nossas vidas, no lugar de nos mesmos.

Aqueles que edificam em outros fundamentos (pessoal), embora “valiosos” aos olhos humanos, serão como a madeira, o feno e a palha quando provados pelo fogo do tribunal de Cristo. “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” (2Co. 5.10).

Como o ouro e as pedras precisas, são as almas dos que são salvos por Deus.“Todo aquele que o pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (Jo. 6.37). As almas são ganhas no, com e pelo serviço que prestamos a Deus no Cristo, e elas (as almas) são eternas “como” os diamantes; valiosas como o ouro e reluzentes como a prata diante dos olhos amorosos de Deus. Desta forma, podemos apenas fazer uma co-relação entre galardões e almas ganhas num serviço genuíno e aceitável por Deus.

Temos sido “Epafroditos” em nos desprender de nós mesmos para o serviço cristão? Temos nos esvaziados do ímpeto de buscar o auto-reconhecimento e deixar que á seu tempo o Senhor nos galardoe? A despeito dos galardões que o Senhor dará aos que o servem; estar no ministério de Evangelismo e Discipulado é estar exercendo o propósito da Igreja de Cristo Jesus. É a garantia também de que como nova criatura, naquele dia, iremos ouvir: “...Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu senhor”. (Mt. 25.21)


Valmir Alves

Nenhum comentário: